TERMOS E CONDIÇÕES DE USO E VENDA

26 de novembro de 2018 versão

 

 PREÂMBULO

Os presentes termos e condições gerais de utilização e venda (doravante "Termos e Condições") regem qualquer relação entre o site Orkydis, acessível através do endereço internet www.orkydis. myshopify.com (doravante "Site") propriedade da empresa Dermway Paris, uma sociedade anónima simplificada com um capital de 100.000 euros, com sede social em 34 avenue des Champs Elysées - 75008 Paris, inscrita no Registo Comercial e Comercial de Paris sob o número 789 877 206 (adiante designado por "Fornecedor") e qualquer utilizador do Site (adiante designado por "Utilizador").

O Site permite ao Vendedor oferecer produtos cosméticos e suplementos alimentares para venda aos Utilizadores que navegam no Site (doravante os "Produtos").

Para a aplicação dos Termos e Condições de Venda, fica acordado que o Utilizador e o Vendedor serão colectivamente designados por "Partes" e individualmente designados por "Parte", e que o Utilizador que validou uma encomenda será então designado por "Comprador".

Os direitos e obrigações do Utilizador aplicam-se necessariamente ao Comprador.

 

OBJECTIVO E ACEITAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS

 Os Termos e Condições de Venda são oponíveis ao Utilizador, que reconhece, ao assinalar uma caixa prevista para o efeito, ter tido conhecimento dos mesmos e tê-los aceite antes de efectuar uma encomenda. É especificado que o Usuário pode salvar ou imprimir os T&Cs, desde que eles não sejam modificados.

O GTCU pode ser complementado por estipulações nos termos e condições especiais de venda ou formulários de encomenda. Ao aceitar os Termos e Condições de Venda, o Comprador renuncia expressamente ao direito de confiar em quaisquer termos e condições gerais de compra.

O Vendedor reserva-se o direito de modificar estes T&C em qualquer altura, sem aviso prévio, ficando entendido que tais modificações não se aplicam a reservas e encomendas previamente aceites e confirmadas pelo Comprador.

O facto de o Vendedor não se valer num determinado momento de qualquer das GCUV não pode ser interpretado como uma renúncia ao direito de se valer de qualquer uma das referidas condições numa data posterior. 

A nulidade de uma cláusula contratual não implica a nulidade do GTCUV. A não aplicação temporária ou permanente de uma ou mais cláusulas dos Termos e Condições de Venda pelo Vendedor não constituirá uma renúncia da sua parte às outras cláusulas dos Termos e Condições de Venda que continuem a produzir os seus efeitos.

  

ENCOMENDAR

As encomendas só podem ser feitas através do Site. Todas as encomendas implicam o cumprimento sem restrições e sem reservas dos Termos e Condições de Venda.

O Comprador aceita que os sistemas de registo de encomendas do Site possam servir como prova da natureza da encomenda e da sua data.

O montante de cada encomenda é limitado à soma de dois mil (2000) euros por encomenda. Além disso, a mesma referência de um Produto não pode ser encomendada para um quantité́ superior a dez (10) itens por encomenda.

O Usuário faz sua seleção navegando nas páginas do Site. As suas selecções são adicionadas ao seu cesto quando clica em "Adicionar ao cesto". Cada vez que o usuário clica em "Adicionar ao carrinho", aparece uma tela de confirmação que resume todos os produtos e opções selecionadas. O Utilizador tem a possibilidade de ver o seu cesto e finalizar a sua encomenda, clicando em "Finalizar a minha encomenda".

Para colocar uma encomenda no Site, o Utilizador tem a possibilidade de criar uma conta, a fim de poupar tempo durante a sua próxima encomenda, preenchendo o seu nome, nome próprio, data de nascimento, e-mail, criar uma senha, indicar o seu endereço e número de telefone ou para encomendar como convidado.

Na página de entrega, o usuário poderá escolher seu endereço de entrega, endereço de faturamento e operadora.

O Usuário pode escolher como método de entrega: Colissimo Domicílio - Sem Assinatura; Colissimo Domicílio - Com Assinatura; Colissimo - Nos Correios e Colissimo - Na Estação de Recolha ou PickUp.

Quando o Usuário valida sua forma de entrega, ele acessa a página "Forma de pagamento", e uma tela de confirmação é exibida. O usuário deve então verificar neste formulário de ordem o resumo do seu pedido.

Se o Utilizador não tiver de modificar o formulário, então deve ler os Termos e Condições de Utilização. Se o Utilizador as aceitar, deverá assinalar a caixa "Li as Condições Gerais de Utilização e Venda e cumpri-las sem reservas".

Para validar o seu pedido, o usuário deve clicar em "Validar o meu pedido".

Após o pagamento no servidor seguro Stripe (ver ''Métodos de pagamento''), é exibida uma confirmação de confirmação. Ele confirma ao Comprador o registo da sua encomenda. O Vendedor enviará um e-mail de confirmação do pedido ao Comprador quando o pedido do Comprador for recebido nos sistemas do Vendedor.

Este e-mail de confirmação irá especificar o montante exacto facturado e as condições de entrega da encomenda.

Este aviso de recepção constitui a aceitação da encomenda e validará a transacção sujeita ao pagamento da encomenda.

As ofertas de produtos e preços são válidas desde que sejam visíveis no Site, dentro do limite dos stocks disponíveis. Excepcionalmente podem ocorrer erros ou modificações, particularmente no caso de encomendas simultâneas do mesmo Produto por vários Compradores. O Vendedor reserva-se o direito de recusar um pedido em caso de estoque insuficiente.

No caso de indisponibilité́ de um ou mais Produtos após a realização da encomenda, o Comprador será notificado por e-mail. O valor da sua encomenda será recalculado e será debitado com o novo valor, menos os Produtos em falta. Se o seu pedido estiver completamente indisponível, ele será notificado por e-mail e não será cobrado.

O Vendedor não será responsável em caso de falta de estoque ou indisponibilidade de Produtos para pedidos ainda não aceitos pelo Vendedor.

O Vendedor reserva-se o direito de suspender ou cancelar qualquer encomenda de um Comprador com o qual exista uma disputa relativa ao pagamento de uma encomenda anterior, ou por qualquer outro motivo legítimo, em particular devido à natureza anormal da encomenda. O Vendedor informará o Comprador e o pagamento não será feito em enregistré́.

Quando a encomenda é confirmada, ao proceder ao pagamento desta, o Comprador declara aceitar esta, bem como a CGUV.

Meios técnicos de identificação e correção de erros

O pagamento e transmissão dos detalhes de entrega são tratados por Stripe e Prestashop, respectivamente.

O comprador é inteiramente responsável pela transmissão correcta dos seus dados de entrega. O Vendedor está isento de qualquer responsabilidade ou prejuízo relacionado com a introdução incorrecta desta informação no momento da identificação ou pagamento.

 

GARANTIAS LEGAIS

Garantias Legais

O Comprador beneficia das disposições da garantia legal de conformidade e da garantia legal de defeitos latentes.

O comprador deve guardar a sua factura de compra para poder beneficiar destas garantias legais.

Para qualquer reclamação, o Comprador pode contactar o Vendedor através do seguinte endereço: contact@gold48k. com

 Garantia legal de conformidade

O Vendedor entregar-lhe-á um produto em conformidade com o contrato e livre de defeitos de conformidade quando o produto lhe for entregue, no sentido de que o produto será adequado para o uso normalmente esperado de um bem semelhante e terá as características apresentadas no momento da venda. O Vendedor também será responsável pelos defeitos de conformidade resultantes da embalagem.

Esta garantia só entrará em vigor na condição de o Comprador a solicitar dentro de dois anos após a entrega do produto. Salvo prova em contrário, presume-se a existência de defeitos de conformidade no prazo de 24 meses a contar da data de entrega.

O comprador pode escolher entre reparar ou substituir o produto, a menos que uma destas escolhas resulte num custo manifestamente desproporcionado para o vendedor. Se a reparação ou substituição do produto for impossível, o comprador pode ter o preço pago reembolsado e devolver o produto ou ficar com o produto e ter parte do preço reembolsado, a menos que a falta de conformidade seja menor. A devolução, substituição ou reembolso do produto será feita sem custos para o Comprador e não exclui a possível atribuição de danos no caso de o Comprador ter direito a eles.

Garantia legal para defeitos ocultos

O Vendedor deverá entregar um produto livre de defeitos ocultos que o tornem impróprio para o seu uso pretendido, ou que diminuam de tal forma esse uso que o Comprador não o teria adquirido, ou tê-lo-ia adquirido a um preço inferior, se tivesse tido conhecimento deles.

No caso de um defeito latente, o comprador terá a opção de devolver o produto e ter o preço e os custos incorridos pela venda reembolsados, ou manter o produto e ter parte do preço reembolsado. Em todos os casos, caberá ao Comprador provar que preenche as condições da garantia.

Responsabilidade

O Vendedor faz todos os esforços para satisfazer o Utilizador. O Vendedor é responsável pela boa execução do TOS. 

No entanto, o Fornecedor não pode ser responsabilizado pelo não cumprimento do contrato em caso de falta de stock ou no caso de indisponibilité́ do produto devido a um evento fortuito, um caso de força maior, o facto imprevisível e insuperável de um terceiro ao contrato ou devido à não conformidade do produto com uma legislação estrangeira em caso de entrega num país que não seja a França.

O Vendedor renuncia a todos responsabilité́ : 

- para qualquer interrupção do site; 

- para qualquer ocorrência de bugs; 

- por qualquer dano resultante de intrusão fraudulenta por terceiros que tenham entrainé́ uma modificação da informação disponibilizada no Site; 


- e mais geralmente por qualquer dano directo ou indirecto, quaisquer que sejam as causas, origens, naturezas ou consequências, incluindo em particular perda de lucros, clientela, dados ou qualquer outra perda de bens intangíveis que possa ocorrer devido ao acesso de qualquer pessoa ao Site ou ao impossibilité́ para aceder ao mesmo ou ao crédito dado a qualquer informação proveniente directa ou indirectamente deste último.

Os links de hipertexto podem referir-se a outros sites. O Fornecedor não pode ser responsabilizado se o conteúdo desses sites violar as disposições legais e regulamentares em vigor.

Além disso, o Vendedor lembra-lhe que qualquer criação de um link de hipertexto para a página inicial do Site ou qualquer outra página do Site está sujeita ao acordo prévio e expresso do Vendedor.

No que respeita à área de texto livre, nomeadamente no formulário de Contacto, é rappelé́ que os Utilizadores estão proibidos de introduzir qualquer mensagem abusiva e discriminatória ou qualquer mensagem que prejudique a imagem de uma pessoa, sob pena de se envolverem no seu responsabilité́.

O Site é acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, excepto em casos de força maior e fora das operações de manutenção necessárias para o seu bom funcionamento. Estas interrupções não dão direito a qualquer compensação ao titular. Os incidentes que ocorrem nas redes das quais o Vendedor não tem controle não envolvem o seu responsabilité́ (cortes de électricité́, falha do computador).


O Site tem été́ développé́ para ser compatível com os navegadores Internet Explorer, Chrome, Safari, Firefox e para ser visível de forma ideal em todos os suportes (telemóveis, tablets e computadores). O Vendedor declina qualquer responsabilidade se a consulta não for óptima assim que o Utilizador não respeitar estes dados técnicos.

 

PRAZOS DE ENTREGA, CUSTOS E CONDIÇÕES DE ENTREGA

Termos e condições de entrega

Os produtos serão entregues no endereço de entrega indicado pelo Comprador, pela transportadora escolhida no momento da encomenda.

O Vendedor é dégagé́ de qualquer responsabilité́ se a entrega não for possível ou for atrasada devido a imprecisões nas informações de contato fornecidas pelo Comprador ao fazer a encomenda.

Prazo de entrega

A entrega será feita assim que possível (tempo médio de 2 a 5 dias) a partir da data da encomenda no Site.

Em caso de atraso na entrega, o Vendedor informará o Comprador por e-mail o mais rápido possível e proporá uma nova data de entrega prevista.

Em caso de indisponibilidade do produto encomendado, o Vendedor informará o Comprador o mais rapidamente possível. O Vendedor oferecerá ao Comprador um Produto de qualidade ou preço equivalente, ou para cancelar a encomenda e reembolsar o Comprador na totalidade, com o acordo do Comprador.

Custos de entrega

Os custos de entrega são gratuitos seja qual for o destino em França e na União Europeia.

 

RESERVA DE PROPRIEDADE

Os produtos encomendados permanecem propriedade do Fornecedor até que este tenha recebido o pagamento integral do preço. O comprador compromete-se, desde que a propriedade não lhe tenha sido transferida, a tomar todas as precauções necessárias para a conservação adequada dos Produtos.

 

PREÇOS DOS PRODUTOS À VENDA NO SITE

Os preços que aparecem no Site são indicados em Euros, todos os impostos incluídos, e estão sujeitos a variação durante o ano, entendendo-se que os produtos encomendados são facturados aos preços em vigor no momento em que a encomenda é registada.

Os preços incluem o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) aplicável no dia da encomenda e qualquer alteração na taxa aplicável será automaticamente répercuté́ sobre o preço dos produtos vendidos pelo Vendedor no seu Site.

Estes preços incluem em particular os custos de processamento do pedido do Comprador.

Se o comprador solicitar a entrega fora do território francês, a sua encomenda poderá estar sujeita a eventuais impostos e direitos alfandegários quando chegar ao seu destino.

O pagamento destes direitos e impostos é da responsabilidade do Comprador e este é convidado a consultar as autoridades competentes do seu país. O comprador deve também verificar as possibilidades de importação ou utilização dos produtos que encomendar ao vendedor no país de destino.

Meios de pagamento

O Comprador tem o módulo de pagamento de listras como um meio de pagamento totalmente seguro para pagar as suas compras no Site.

Com Stripe, as informações financeiras do Comprador nunca são comunicadas ao Vendedor. Na verdade, Stripe encripta e protege o número do cartão de crédito do comprador.

O Comprador garante ao Vendedor que tem as autorizações eventualmente necessárias para utilizar o método de pagamento que ele terá escolhido, durante a gravação do pedido de compra.

O Vendedor reserva-se o direito de suspender ou cancelar qualquer encomenda e/ou entrega, independentemente da sua natureza e nível de execução, no caso de não pagamento de qualquer quantia devida pelo Comprador ou no caso de um incidente de pagamento. O Vendedor informará o Comprador.

Como parte do combate à fraude na Internet, as informações relativas à encomenda podem ser transmitidas a qualquer autorité́ competente para verificação.

Segurança

Os pagamentos via Stripe estão sujeitos a um sistema de segurança com um protocolo para encriptar os detalhes do cartão bancário. O Utilizador pode consultar as condições de utilização do site Stripe para mais informações.

 

SATISFEITOS OU REEMBOLSADOS: PROCEDIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO DE RETRACTAÇÃO

Direito de retractação e período de retractação

O Comprador tem um direito legal de rescisão que pode exercer nas condições previstas no artigo L. 221-18 do Código do Consumidor, se cumprir as condições estabelecidas por estas disposições, sem ter de justificar as suas razões e sem ter de pagar multas.

A política geral de devolução do Vendedor (para reembolso ou troca), de acordo com a legislação, permite ao Comprador retirar dentro de catorze (14) dias a partir da data de entrega dos Produtos, sem ter de justificar os motivos e sem ter de pagar qualquer penalidade. Após este período, o Usuário não poderá mais exercer o seu direito de retirada.

Métodos para o exercício do direito de retractação

O Comprador tem a possibilidade de preencher e transmitir o seu pedido de retirada online no Site, na secção "Contacto". O Comprador receberá imediatamente uma confirmação do seu levantamento por e-mail.

O Usuário também pode, antes do término do período de 14 (quatorze) dias de retirada mencionado acima, enviar qualquer outra declaração inequívoca expressando sua vontade de se retirar por correio ou e-mail:

Consequências do direito de retractação

No âmbito do exercício do direito de retracção ou em caso de não conformidade do Produto, o Utilizador pode devolver o(s) produto(s) adquirido(s) solicitando uma troca ou reembolso nas condições descritas no Artigo 10 abaixo.

 

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO, TROCA E REEMBOLSO

Procedimento de devolução gratuito

Como parte do exercício do direito de retirada, os Produtos devem ser devolvidos em sua condição original e embalagem (no caso ainda em celofane, todos os elementos presentes no momento do embarque e, se possível, a embalagem de envio).

A devolução de um Produto, em caso de pedido de troca ou reembolso, é gratuita. Para isso, essas devoluções devem ser feitas somente pelos Correios, devoluções em Relais Colis são impossíveis. O Comprador deve devolver o seu pacote no prazo de 14 dias do seu pedido de retracção

É conseillé́ ao Comprador para seguir as instruções seguintes a fim de facilitar o tratamento do referido regresso:

  1. Utilize a embalagem original para devolver o produto;
  2. Anexe uma cópia do e-mail enviado pelo Vendedor após a sua declaração de retirada;
  3. Envie o pacote para o seguinte endereço: 


Dermway Paris / Gold48K 

10 Bapst Street 

92600 Asnières sur Seine

Qualquer risco relacionado com a devolução do produto é da responsabilidade do Comprador.

Câmbio

No caso de um pedido de troca, por favor especifique o(s) Produto(s) que deseja receber em troca da sua encomenda.

Se o montante do(s) Produto(s) escolhido(s) como substituição tiver um valor superior ao montante do(s) Produto(s) devolvido(s), deverá pagar a diferença de preço de acordo com os T&Cs.

Se o montante do(s) Produto(s) escolhido(s) como substituição tiver um valor inferior ao montante do(s) Produto(s) devolvido(s), a diferença de preço ser-lhe-á reembolsada pelo Vendedor.

No caso de uma troca, os custos de transporte da primeira remessa são reembolsados, mas os custos de transporte da segunda remessa são faturados de acordo com o método de remessa selecionado.

Reembolso

O Comprador receberá o seu reembolso através do método de pagamento utilizado para a encomenda, no prazo de catorze (14) dias após a recepção pelo Vendedor do pacote devolvido. As despesas de devolução incorridas serão reembolsadas ao Comprador mediante simples pedido deste, logo que a devolução seja feita através do correio effectué́, conforme indicado acima. Se o Comprador fizer esta devolução por qualquer outro meio, o reembolso que receber será limitado aos encargos postais, ficando o suplemento relacionado com o modo de transporte específico por sua conta.

Sob nenhuma circunstância será possível atribuir-lhe uma nota de crédito eletrônica que possa ser usada no Site.

 

DADOS PESSOAIS

No contexto da Ordem, o Vendedor tem o direito de recolher dados pessoais do Comprador. O Vendedor compromete-se a proteger os dados pessoais do Comprador.

O Vendedor não comunica e não comercializa os dados pessoais do Comprador.

Na fase de encomenda no Site, o Comprador consente expressamente na recolha e tratamento dos seus dados pessoais necessários para a realização das encomendas.

Os dados pessoais recolhidos pelo Vendedor destinam-se a permitir a conclusão da encomenda. Os vários dados pessoais não serão mantidos por mais tempo do que o necessário para os fins para os quais foram recolhidos, incluindo o cumprimento de obrigações legais ou fiscais.

Em conformidade com as disposições da Lei n.º 78-17 de 6 de Janeiro de 1978, alterada pela Lei n.º 2004-801 de 6 de Agosto de 2004 denominada "Informatique et Libertés", e do Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados (RGPD), sob reserva de prova de identidade, qualquer comprador, independentemente da sua nacionalidade, dispõe de um direito de acesso, alteração e eliminação dos seus dados pessoais. Cada comprador tem também o direito de solicitar uma limitação do processamento dos seus dados e tem, além disso, o direito à portabilidade dos dados, bem como o direito de se opor ao processamento dos dados pessoais que lhe dizem respeito. 

Para efeitos de aplicação da presente cláusula e, em particular, para assegurar o tratamento confidencial dos dados dos Compradores, o Vendedor nomeou, em conformidade com as disposições do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), um Responsável pela Proteção de Dados, na pessoa de Franck DALIGAND, que pode ser contactado no seguinte endereço: [email protected].

Em qualquer caso, qualquer comprador tem o direito de fazer qualquer reclamação junto da CNIL.

 

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL / JURISDIÇÃO COMPETENTE

As Condições Gerais de Venda e a venda de Produtos pelo Vendedor no Site estão sujeitas à lei francesa.

Em caso de litígio que não possa ser resolvido amigavelmente sobre a substância ou a forma, os tribunais franceses terão competência exclusiva.

Resolução de Litígios

De acordo com a portaria n°2016-301 de 14 de Março de 2016 e o decreto n°2016-884 de 29 de Junho de 2016, qualquer consumidor tem o direito de recorrer gratuitamente a um mediador de consumo para a resolução amigável de um litígio com um profissional. Para tal, o Vendedor garante ao Comprador o recurso efectivo a um sistema de mediação de consumo.

Qualquer litígio ou litígio conhecido como litígio de consumo pode ser resolvido amigavelmente por mediação no CMAP - Centre de Médiation et d'Arbitrage de Paris.

Uma disputa não pode ser examinada pelo provedor do consumidor quando :

1° O Comprador não justifica ter tentado, previamente, resolver o seu litígio directamente com o Vendedor através de uma reclamação escrita, de acordo com os termos e condições previstas, quando aplicável, no contrato ;

2° O pedido é manifestamente infundado ou abusivo;

3° A disputa foi previamente examinada ou está sendo examinada por outro mediador ou por um tribunal ;

4° O comprador apresentou o seu pedido ao mediador num prazo superior a um ano a partir da data da sua reclamação por escrito ao Vendedor ;

5° A disputa não se enquadra no seu campo de competência.

Para submeter o seu litígio ao mediador, pode (i) preencher o formulário no sítio Web da CMAP: www.cmap.fr no separador "Você é: um consumidor" (ii) enviar o seu pedido por correio normal ou registado para CMAP Médiation Consommation, 39 avenue Franklin D. Roosevelt, 75008 - Paris, ou (iii) enviar um e-mail para [email protected]. Seja qual for o meio utilizado para remeter o seu caso à CMAP, o seu pedido deve conter os seguintes elementos para ser tratado rapidamente:

O seu endereço postal, e-mail e telefone, assim como o nome completo e endereço do Vendedor, uma breve declaração dos factos e prova dos passos prévios dados com o Vendedor.

 

CONTACTE-NOS / SERVIÇO PÓS-VENDA

Se desejar contactar-nos, o nosso serviço de apoio ao cliente está à sua disposição:

=> Para informações sobre as nossas ofertas;

=> Para acompanhar a execução de uma ordem, para exercer o direito de desistência ou para fazer valer a garantia.

Nós fornecemos-lhe um formulário no Site.

 

PROTECÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS

De acordo com as leis que regem a propriedade dos direitos literários e artísticos ou outros direitos similares, este Site e todos os elementos, marcas, desenhos, modelos, fotografias, textos, ilustrações, logotipos, sequências animadas ou não animadas, som ou não, gráficos, etc., encontrados neste Site, bem como a sua compilação são propriedade exclusiva do Vendedor.

Esta empresa não concede qualquer licença ou qualquer outro direito que não seja o de consultar o Site, a reprodução ou utilização de todos ou parte destes elementos só é autorizada com a finalidade exclusiva de informação para uso pessoal e privado, sendo expressamente proibida qualquer reprodução e qualquer utilização de cópias feitas para outros fins.

Nem o Site (no todo ou em parte), nem o seu conteúdo, nem as marcas podem ser utilizados, reproduzidos, duplicados, copiados, vendidos, revendidos, tornados acessíveis, modificados ou de outra forma explorados de qualquer forma, no todo ou em parte, para qualquer finalidade, excepto com a autorização prévia por escrito do Vendedor.

Qualquer outra utilização constitui uma violação dos direitos de autor.

 

Anexo 1: Disposições do Código do Consumidor relativas à garantia legal de conformidade

Artigo L217-4 

O vendedor deverá entregar as mercadorias em conformidade com o contrato e será responsável por qualquer falta de conformidade existente no momento da entrega.

Ele também será responsável por defeitos de conformidade resultantes da embalagem, instruções de montagem ou instalação, quando isso lhe for cobrado pelo contrato ou tiver sido realizado sob sua responsabilidade.

 Artigo L217-5 

O imóvel está em conformidade com o contrato:

(1) Se for adequado para o uso normalmente esperado de um bem similar e, quando apropriado :

- se corresponde à descrição dada pelo vendedor e tem as qualidades que o vendedor apresentou ao comprador na forma de uma amostra ou modelo ;

- se tiver as qualidades que um comprador pode legitimamente esperar à luz de declarações públicas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente em publicidade ou rotulagem ;

2° Ou se tiver as características definidas de comum acordo entre as partes ou se for adequado para qualquer uso especial procurado pelo comprador, levado ao conhecimento do vendedor e aceite por este último.

Artigo L217-6 

O vendedor não ficará vinculado a declarações públicas feitas pelo produtor ou seu representante se for estabelecido que ele não as conhecia e que não estava legitimamente em condições de as conhecer.

Artigo L217-7 

Qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de vinte e quatro meses após a entrega da mercadoria será presumida no momento da entrega, salvo prova em contrário.
Para bens em segunda mão vendidos, este período é fixado em seis meses.
O vendedor pode refutar esta presunção se ela não for compatível com a natureza das mercadorias ou com a falta de conformidade invocada.

 Artigo L217-8 

O comprador tem o direito de exigir que a mercadoria cumpra o contrato. Ele não pode, contudo, contestar a conformidade invocando um defeito que ele conhecia ou não podia desconhecer quando o contratou. O mesmo se aplica quando o defeito tem a sua origem nos materiais por ele fornecidos.

Artigo L217-9 

Em caso de falta de conformidade, o comprador escolhe entre a reparação ou a substituição da mercadoria.
No entanto, o vendedor não pode proceder de acordo com a escolha do comprador se essa escolha implicar um custo manifestamente desproporcionado em relação ao outro método, tendo em conta o valor das mercadorias ou a importância do defeito. Ele é então obrigado a prosseguir, a menos que seja impossível, de acordo com o método não escolhido pelo comprador.

Artigo L217-10 

Se a reparação e substituição do bem for impossível, o comprador pode devolver o bem e ter o preço reembolsado ou manter o bem e ter parte do preço reembolsado.
A mesma faculdade está aberta a ele:

(1) Se a solução solicitada, proposta ou acordada nos termos do artigo L. 217-9 não pode ser implementado no prazo de um mês após a reclamação do comprador ;

2° Ou se esta solução não puder ser sem grandes inconvenientes para este último, tendo em conta a natureza do bem e o uso que ele procura. 

No entanto, a venda não pode ser rescindida se a falta de conformidade for menor.

Artigo L217-11 

A aplicação das disposições dos artigos L. 217-9 e L. 217-10 ocorre sem custos para o comprador.

As mesmas disposições não excluem a concessão de indemnizações.

 Artigo L217-12 

Qualquer acção resultante da falta de conformidade será prescrita após dois anos a contar da data de entrega da mercadoria.

Artigo L217-13 

As disposições desta secção não privam o comprador do direito de intentar uma acção por defeitos fundamentais, tal como previsto nos artigos seguintes 1641 à 1649 do Código Civil ou qualquer outra acção de natureza contratual ou extracontratual reconhecida por lei.

Artigo L217-14 

A acção de regresso pode ser proposta pelo vendedor final contra os sucessivos vendedores ou intermediários e o produtor do bem pessoal corpóreo, de acordo com os princípios da código civil.

 

Anexo 2: Disposições do Código Civil relativas à garantia contra defeitos ocultos

Artigo 1641

O vendedor está vinculado à garantia por causa de defeitos ocultos da coisa vendida que a tornam imprópria para o uso a que se destina, ou que diminuem tanto esse uso que o comprador não a teria adquirido, ou só teria pago um preço mais baixo por ela, se tivesse tido conhecimento deles.

Artigo 1642.

O vendedor não está vinculado a defeitos aparentes dos quais o comprador tenha sido capaz de se convencer.

Artigo 1643

Ele é responsável por defeitos ocultos, mesmo que não tenha conhecimento dos mesmos, a menos que tenha estipulado que não será obrigado a prestar qualquer garantia em tal caso.

Artigo 1644.

No caso dos artigos 1641 e 1643, o comprador tem a opção de devolver a coisa e ter o preço reembolsado, ou de manter a coisa e ter parte do preço reembolsado, para ser arbitrado por peritos.

Artigo 1645.

Se o vendedor tiver conhecimento dos defeitos da mercadoria, será responsável perante o comprador por todos os danos, para além do reembolso do preço que recebeu por eles.

Artigo 1646

Se o vendedor não tiver conhecimento dos defeitos da coisa, só será obrigado a reembolsar o preço e a reembolsar o comprador pelos custos incorridos com a venda.

Artigo 1647.

Se a coisa que tinha defeitos pereceu como resultado da sua má qualidade, a perda é para o vendedor, que será responsável perante o comprador pela restituição do preço e outras compensações explicadas nos dois artigos anteriores.

Mas a perda que ocorre por acaso será para a conta do comprador.

Artigo 1648.

A ação resultante dos defeitos redhibitórios deve ser proposta pelo comprador no prazo de dois anos após a descoberta do defeito.

No caso previsto no artigo 1642-1, a acção deve ser intentada, sob pena de execução hipotecária, no prazo de um ano após a data em que o vendedor possa ser exonerado dos defeitos ou da aparente falta de conformidade.

Artigo 1649

Não tem lugar em vendas feitas por autoridade de justiça.